Feira da Saúde atrai público masculino no Bairro do Basílio

Avaliar pressão arterial foi um dos serviços prestados
Secom/Gidelzo Silva

Um evento voltado principalmente para os homens foi realizado durante a quarta-feira, dia 20, na Escola Estadual do Bairro do Basílio, localizado na zona Norte de Ilhéus. Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), Feira da Saúde ofereceu diversos serviços, a exemplo de teste rápido para HIV, glicemia capilar, atendimento odontológico, aferição de pressão arterial, assim como oferta de preservativos e balcões para registro de cartão do idoso e do Sistema Único de Saúde (SUS), entre outros.

 Portador de deficiência, o senhor José Nilton Santos Viola, afirmou que este tipo de evento tem uma grande prioridade para ele, pois, além de facilitar a sua locomoção, também o atendimento corresponde às expectativas. No local, o cidadão, realizou o teste de glicemia, aferição da pressão arterial. “Também fiz um tratamento nos dentes, que desde o início da semana estão doendo”, afirmou.

O ilheense Germano Alcântara Santos também disse que a promoção da Feira da Saúde é muito importante, uma vez que não é sempre que tem tempo para ir a um posto médico ou hospital. “E quando são realizados eventos como este, é o momento de aproveitar, pois é um negócio rápido e a gente faz vários tipos de exames com resultados rápidos”. Já o senhor Emerson Nunes dos Reis afirmou que esta foi a primeira vez que buscou este tipo de atendimento e se disse bastante satisfeito com os resultados. “Quando estes eventos chegam à nossa comunidade facilita a vida de todos”.

A diretora de Atenção Básica da Sesau, Bárbara Christian, coordenadora do evento, afirmou que a realização da Feira da Saúde contou com o apoio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF),  com as equipes de estratégias de saúde da família, além do setor de saúde bucal, DST/Aids, e vacinação. Ressaltou que mais dois eventos serão realizados ainda neste mês de agosto. O primeiro na próxima sexta-feira, dia 22, na Praça da Mangueira, no Bairro Nelson Costa, das 8 às 17 horas, e o outro no dia 30, na Escola Municipal Themístocles Andrade, no Bairro Teotônio Vilela, das 8 às 13 horas. “Esperamos que os homens se façam presentes como aconteceu aqui no Basílio”, afirmou.